ARTIGO - Postos de Abastecimento [PAs] de Combustíveis – B2B ou B2C?

Por muitos anos os PAs serviam como local para abastecer veículos, ou seja, commodities sendo vendidos por menor preço.Hoje a regra de ouro do segmento é transformar os PAs em lojas bonitas e elegantes, para atender consumidores cada dia mais exigentes. O que isto significa? A movimentação de combustíveis no mercado de postos de abastecimento sofre mudanças consideráveis dentro dos novos parâmetros estabelecidos como direção de resultado. Variando desde os negócios diretos entre distribuidores - o atacado/B2B, norteados pelo trinômio, razão, qualidade e resultado e a venda direta ao consumidor final - o varejo/B2C, aquela que agrega aos parâmetros e requisitos técnicos, a emoção de perceber algo mais do que a bomba de abastecimento.

Por que, se abastecer é só abastecer?

Embora o abastecimento de combustíveis em veículos continue sendo algo cotidiano que gira em torno do motorista que chega, e, o atendente que o recebe. A cada dia, surgem mais experiências de atendimento adequadas à ideia de mostrar os postos de abastecimento também como áreas de lazer, levando em consideração que para manter o espaço idílico pensado para o cliente realizar suas compras, este consiga reavivar os cinco sentidos, que lhes tragam a sensação de ordem, organização e limpeza. Fidelizar a presença dos que chegam, exige além de estabelecer valores de trabalho que atendam seus desejos, preparar profissionais de atendimento para inspirar o cliente a comprar.

Para tal a SERVILIT trouxe o projeto de Padronização da Gestão de Postos de Abastecimento [PGPA], como um segmento da ciência da administração, que trata mais diretamente do planejamento, execução e controle da atividade de atender os que chegam. É totalmente customizado, ou melhor, cada qual do seu jeito de ser, B2B, B2C ou a união das duas forças de marketing.

Ficam então dois pontos chave do marketing de serviços como mola propulsora do PGPA, tanto no atacado [B2B] como no varejo [B2C].

1. A qualidade percebida do serviço é diretamente proporcional à clientela e o nível de suas expectativas.

2. A qualidade do serviço prestado depende do valor das relações do pessoal de atendimento e vendas, e, o cliente que chega.

E o que entrega o produto PGPA?

Novos procedimentos e controles em postos de combustíveis, ampliando a visão sobre o mercado, o cliente e a concorrência, demonstrando a importância do envolvimento do empresário e sua equipe na construção de uma marca de sucesso.

Resultado?

Demonstra novas e reais visões sobre a importância do servir na construção de um negócio [business] de sucesso.

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