Fique ligado! Terceirização de serviços é a estratégia crescente para a indústria no Brasil.

A terceirização é um elo estratégico nos processos de produção das empresas e indústrias, utilizada em todo o mundo com o objetivo de ampliar a competitividade no mercado. Falar de Terceirização, é falar de uma contratação de empresa para a realização de serviços específicos dentro do processo produtivo de uma indústria. De forma simplificada, a empresa contratada será a intermediadora do serviço e atividades dentro de determinadas funções, e ainda, as relações trabalhistas serão entre o colaborador e a empresa prestadora de serviços.

Cada empresa que presta serviço é responsável pela contratação e remuneração de seus funcionários, e pelo cumprimento de suas obrigações trabalhistas e previdenciárias com seus respectivos empregados.

A terceirização acontece por meio de um contrato firmado entre as empresas e indústrias. Para atuar como empresa terceirizada, as empresas devem estar formalizadas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CPNJ) e com registro na Junta Comercial.

Do ponto de vista trabalhista, todas as empresas num contrato de terceirização – contratantes ou prestadoras de serviços – devem cumprir as exigências das leis do trabalho: registro em carteira do trabalho, jornada legal fixada, férias, 13º salário, proteções previdenciárias e FGTS, normas de saúde e segurança do trabalho, além do que estiver previsto em acordos e convenções coletivos da respectiva categoria profissional.

Mas por qual motivo terceirizar e quais as vantagens?

O serviço de terceirização pode gerar diversas vantagens quando é usada dentro da estratégia de negócio das empresas. Ao terceirizar parte de suas atividades, seus processos tornam-se mais eficientes e competitivos, agregando competência, valor e qualidade técnica para suas entregas e etapas de produção.

No mundo globalizado em que vivemos, as empresas se organizam em redes, cada uma executando uma parte da produção até chegar ao produto final. Com a terceirização, as organizações buscam contratar atividades que são melhor executadas por outras empresas, que detenham maior expertise na execução de determinados produtos ou serviços, estão sempre focadas na reciclagem de conhecimentos da área, entre outras razões.

Dentre as vantagens, podemos citar:

  1. Mais segurança jurídica para empresas e trabalhadores;

  2. Melhoria da produção em rede, favorecendo inserção competitiva do Brasil na globalização;

  3. Segmentos com fluxos sazonais têm na terceirização a melhor alternativa para suprir suas demandas de recursos humanos e serviços;

  4. Contratação de especialistas qualificados em cada área, otimizando resultados em todas as etapas, da gestão ao chão de fábrica;

  5. Auxilia na recuperação da competitividade e na retomada do crescimento do país.

  6. Redução das ações na Justiça do Trabalho; 

Em última pesquisa feita pela CNI - Confederação Nacional da Indústria  - apontou que no Brasil em 2018, já apresentava ser uma atividade bem comum e com cerca de 63,1% das indústrias brasileiras se utilizando de serviços terceirizados. Dessas empresas, 84% já tinham planos de manter ou aumentar a utilização desse tipo de serviço nos próximos anos.

Hoje, o serviço terceirizado é considerado o grande vilão da economia. No Brasil, é muito comum esse tipo de contratação para diminuir as preocupações com a administração, assim como é comum encontrar trabalhadores terceirizados dentro das corporações e até em repartições públicas. Em um mercado dinâmico como o atual, oferecer o melhor serviço ao cliente é cada vez mais importante e administrar todas as questões do seu negócio e outras tarefas necessárias para o ótimo funcionamento da empresa, sabemos que pode ser difícil. 

Então, agora que você entende o que é a terceirização de serviços  e como pode se beneficiar dela, não perca tempo e avalie quais os setores da sua empresa podem ser terceirizados e entre em contato com a Servilit.

Nós podemos te ajudar!

Acesse nosso site ou fale conosco pelas nossas redes sociais.

Contato

Entre em contato pelo formulário
abaixo e tire suas dúvidas.